Como instalar o Composer em minha conta de hospedagem?
Composer é uma ferramenta para gerenciamento de dependências em PHP. Ele permite que você declare as bibliotecas das quais seu projeto depende e as gerenciará (instalará/atualizará) para você. O Composer não é um gerenciador de pacotes no mesmo sentido que o yum ou o apt-get. Por padrão, ele nunca instalará nada de forma global (para todos os usuários de uma revenda por exemplo). Portanto, é um gerenciador de dependências apenas.

Como instalar o Composer:

1. A instalação só é possível mediante acesso via SSH. Se o seu plano de Hospedagem ou Revenda contempla acesso via SSH, basta acessar sua conta com os dados fornecidos no e-mail de boas vindas. Caso contrário, deverá realizar o upgrade de seu pacote para um que contemple o acesso via SSH ou solicitar a nossa equipe a instalação do Composer em sua conta;

2. Para acesso via Windows, recomendamos a utilização do software Putty. O download pode ser feito aqui. Caso utilize algum sistema operacional baseado em Unix (como Linux ou MacOS), você poderá executar a seguinte linha em seu terminal para realizar o acesso ao SSH:

3. No Putty, insira o Endereço IP ou Hostname do seu servidor no campo correspondente e, em seguida, digite o número da porta de acesso ao SSH. Por fim, clique no botão Open;

 

4. Se você receber algum alerta de segurança do Putty, clique em Sim:

 

5. O Composer requer a versão 5.5 ou superior do PHP. Para verificar qual é a versão atual disponível em sua conta, basta executar o comando php -v no Putty (ou no Terminal). Você irá obter como resposta algo igual a isto:

 

6. Se você precisar mudar a versão do PHP, basta acessar seu painel navegar até a opção versão PHP e troca-la:

 

7. Selecione uma versão superior ou igual a 5.5 do PHP e clique no botão Definir como atual:

 

ATENÇÃO! O Composer requer a extensão allow_url_fopen. Esta extensão é habilitada por padrão em todas as versões disponíveis do PHP na ATMUN Host. Caso ela não esteja ativa, basta marcar a caixinha correspondente, igual na imagem abaixo:

 

Ainda na mesma tela, recomendamos que mantenha as seguintes extensões preenchidas da seguinte forma:

max_execution_time = 300
max_input_time = 300
memory_limit = 512M

 

8. De volta ao Putty (ou no Terminal), devemos navegador até ao diretório onde o Composer será instalado. Em nosso exemplo, iremos instalá-lo diretamente no diretório public_html. Para isto, devemos executar o comando:


cd public_html

9. Quando todos os preparativos anteriores estiverem concluídos, você já estará apto a instalar o Composer. Para isto, execute o seguinte comando em seu Putty (ou Terminal):


php -r "readfile('https://getcomposer.org/installer');" | php -c php.ini

Isto executará a instalação do Composer:

 


Para executar os comandos do Composer, use:

php composer.phar

ou

php -c php.ini composer.phar

 

No caso de você receber alguma mensagem de erro ou o Composer não for capaz de funcionar corretamente, certifique-se de que a versão do PHP é a 5.5 (ou superior) e que todas as alterações realizadas foram salvas corretamente.


E é isto. Composer instalado com sucesso!
Agora é só aproveitar! ;)

Esta resposta lhe foi útil? 0 Usuários acharam útil (0 Votos)